Range Rover Sport SVR de 575 cv bateu recorde do Ferrari 458

Ainda se lembra do Range Rover Sport PHEV que se tornou no primeiro automóvel a subir os 999 degraus da Porta do Céu, na China? Pois bem, a fabricante britânica não ficou satisfeita e foi em busca de mais um recorde, o da mais rápida subida da Tianmen Road, a estrada que dá acesso ao início da escadaria da Porta do Céu.

É um das estradas mais fantásticas do mundo e as 99 curvas formam um cenário verdadeiramente fantástico. O desafio era grande, já que a marca mais rápida datava de 2016 e tinha sido conseguida por um Ferrari 458 Italia (10 minutos e 31 segundos). Como tal, a Land Rover escolheu o potente Range Rover Sport SVR equipado com o motor V8 de 5.0 litros turbo que debita 575 cv de potência e 700 Nm.

Estes números, juntamente com o sistema de tracção integral e com a caixa automática de oito velocidades, permitem que este "Range" passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e acelere até aos 280 km/h de velocidade máxima. Mas basta ver as imagens para perceber que este desafio não se trata só de velocidade… e foi por isso que a escolha voltou a cair em Ho-Pin Tung, piloto da Panasonic Jaguar Racing na Formula E.

"Estou habituado às altas velocidades da competição mas estas 99 curvas foram qualquer coisa de único. Manter a concentração foi o maior desafio já que a estrada vira e curva constantemente, com enormes precipícios nos lados", afirmou Ho-Pin Tung.

Vendo o vídeo percebemos que Tung conseguir ser consistente durante toda a subida e a média de 68,8 km/h conseguida valeu mais um recorde – não oficial – à Land Rover, já que Tung cumpriu os 11.3 quilómetros da subida em uns incríveis 9 minutos e 51 segundos.

Em destaque